
Atividades do Clube
A Iniciação Científica (IC) do Colégio Suíço Brasileiro de Curitiba é composta por diversas vertentes que refletem o compromisso com o desenvolvimento acadêmico, científico e pessoal dos alunos. Cada vertente oferece uma oportunidade única para explorar áreas específicas do conhecimento, promovendo o aprendizado por meio de experiências práticas, colaboração e reflexão. Juntas, elas formam um ambiente estimulante, onde os estudantes podem aprofundar seus interesses, desenvolver habilidades e compartilhar suas descobertas. Por meio dessas iniciativas, a IC não apenas amplia o repertório acadêmico dos alunos, mas também os prepara para enfrentar desafios com criatividade, rigor científico e espírito crítico.
.png)
Revista: ALPES
A Revista ALPES - Articulando Leitura, Pesquisa, Experimentos e Soluções é um veículo de divulgação científica que busca compartilhar as produções realizadas pelos alunos da escola Suíço-Brasileira de Curitiba, seja no âmbito dos projetos do IB ou das iniciativas de Iniciação Científica (IC). Além dos artigos científicos, a revista abrange uma variedade de conteúdos, como entrevistas exclusivas, detalhes sobre premiações conquistadas pelo clube, e atualizações sobre a o time organizacional (OT). Também são incluídos relatórios anuais que documentam as atividades das diferentes vertentes do projeto.
Vertente Científica
Essa vertente da IC é dedicada ao desenvolvimento de habilidades investigativas e acadêmicas por meio da realização de experimentos e revisões de literatura. O objetivo principal desta vertente é fomentar a participação dos membros em feiras científicas, tanto internas quanto externas, e na produção de um trabalho final que reflita o aprendizado e a pesquisa desenvolvidos ao longo do processo.


Vertente Técnica
Essa vertente da IC é voltada para projetos de robótica e programação, oferecendo aos membros a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em tecnologia e inovação. O objetivo central dessa vertente é promover a participação em feiras internas e externas, permitindo que os alunos apresentem seus projetos e compartilhem suas conquistas, além de produzir um projeto final que demonstre as habilidades adquiridas e o progresso feito durante o percurso.
Vertente Acadêmica
Essa vertente da IC é dedicada à promoção do conhecimento científico por meio de apresentações e participação em aulas destinadas a alunos mais novos. Nesta vertente, os membros desenvolvem atividades lúdicas e colaborativas, planejadas em conjunto com o professor responsável, com o objetivo de criar materiais educativos e participar ativamente das aulas. Essa abordagem permite que os alunos mais jovens se envolvam de forma dinâmica e interativa, enquanto os membros da vertente aprimoram suas habilidades de comunicação e ensino.


Vertente de Olimpíadas
Essa vertente da IC tem como missão promover e facilitar a participação dos alunos em diversas olimpíadas de conhecimento. O clube é responsável por divulgar essas oportunidades em toda a escola, além de inscrever os estudantes interessados. A vertente também oferece suporte aos professores e advisors na seleção dos alunos, na inscrição e na realização das provas.
Vertente de Mídia
Essa vertente da IC tem como foco a divulgação das diversas atividades do clube. É responsável por compartilhar informações sobre as participações dos membros em eventos, olimpíadas, conquistas e premiações, garantindo que as realizações do clube sejam conhecidas por toda a comunidade escolar. Além disso, promove a divulgação de curiosidades científicas, contribuindo para o engajamento e o interesse contínuo pelo conhecimento e pela ciência. Para acompanhar todas as novidades e conquistas do clube, siga o Instagram da IC: @ic_chpr.


Vertente de Grupos
Essa vertente da IC proporciona um espaço onde os alunos podem reunir interessados em explorar e estudar diversos assuntos em diferentes áreas do conhecimento. O primeiro grupo dessa vertente é o Swiss School Economics and Business Forum, uma iniciativa voltada para discussões sobre economia, investimentos e negócios, incentivando o pensamento crítico e a troca de ideias entre os participantes.

